ANÁLISE FUNCIONAL
NA PRÁTICA DO BALÉ
O curso oferece ao professor de balé, conhecimentos de biomecânica e cinesiologia aplicados a seu fazer específico.
Longamente elaborado pela bailarina e professora Zélia Monteiro e pela fisioterapeuta Elaine Ferrão, o curso promove uma complementação na formação desses professores, que mesmo conhecendo muito bem essa linguagem, ficam muitas vezes sem recursos para orientar seus alunos em relação ao modo como realizar os movimentos próprios desta técnica.
Essa lacuna na formação do professor pode atrapalhar o desenvolvimento técnico dos alunos. Ao fixar posturas que forçam os músculos em demasia, o professor não promove a disponibilidade corporal necessária para a aquisição da técnica, o que pode levar a lesões e criar dificuldades para que o aluno coordene corretamente os movimentos de maior complexidade que o balé exige.
A parceria entre o Museu da Dança (MUD) e o Centro de Estudos do Balé (CEB) tem como principal objetivo estimular a atualização constante do profissional da dança.
METODOLOGIA
-
Aulas teóricas sobre os conteúdos vivenciados no corpo que dança balé, com apresentação e análise de imagens da anatomia do corpo e do corpo ao praticar balé.
-
Aulas práticas, com exercícios de sensibilização para reconhecimento dos ossos, articulações e de seus alinhamentos, assim como dos grupos musculares e suas funções, seguidas de prática da técnica de balé, com aplicação do conhecimento experimentado anteriormente.
-
Análise da função muscular no corpo de um modelo (que poderá ser um aluno do curso).
-
Bibliografia relacionada aos conteúdos abordados no curso.
05 MÓDULOS
-
Aulas gravadas disponíveis por 6 meses (8h)
-
Reuniões online através da plataforma zoom (4h)
-
Encontros práticos na cidade de São Paulo (21h)
PROFESSORAS
Zélia Monteiro
Estudou dança clássica e foi assistente de Maria Melô (aluna de Cecchetti no Scalla de Milão). Trabalhou por oito anos com Klauss, de quem também foi assistente, participando de seu grupo de pesquisa e criação. Recebeu a Bolsa Vitae de Artes para pesquisa coreográfica realizada em Paris, onde residiu por quatro anos. Foi premiada pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) em 1987, 1992, 1998, 2010, 2016 e 2023 e finalista no Prêmio Governador do Estado - categoria dança - em 2014. É professora no curso de Comunicação das Artes do Corpo da PUC/SP e dá aulas regulares de dança clássica na Sala Crisantempo.
Elaine Ferrão
Graduada em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo (1991) e mestrado em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (2005). Atuou na docência do ensino superior na escola de ciência da saúde da Universidade Anhembi Morumbi, UNICID e na UNIABC e ministra cursos para formação de professores de dança e cursos de extensão para fisioterapeutas. Atua também como fisioterapeuta na Guazzelli fisioterapia.